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Resolução Alternativa de Litígios

O que é a Resolução Alternativa de Litígios?

A Resolução Alternativa de Litígios (RAL) é um direito de todos os consumidores que lhes permite recorrer a entidades oficiais para resolver conflitos de forma simples, rápida e económica, sem necessária intervenção judicial.

 

Resolução de Litígios Online

A Comissão Europeia disponibiliza uma plataforma de Resolução de Disputas Online (ODR), acessível através do seguinte link:

Resolução de Disputas Online – Plataforma ODR

Esta plataforma foi criada para ajudar consumidores e comerciantes a resolverem litígios decorrentes de compras online de forma mais ágil e eficaz.

 

Legislação Aplicável

De acordo com a Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro, todos os consumidores que celebrem contratos de compra e venda ou prestação de serviços têm direito a recorrer a entidades de Resolução Alternativa de Litígios (RAL).

Para mais informações, pode consultar a legislação em vigor no Portal do Consumidor: www.consumidor.pt

 

Entidades de Resolução Alternativa de Litígios

Abaixo encontra-se uma das principais entidades de RAL em Portugal:

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

 

Como proceder?

Caso tenha algum conflito relacionado a uma compra ou serviço, siga os passos abaixo:

  1. Consulte a lista atualizada de entidades de RAL no Portal do Consumidor.
  2. Utilize a Plataforma ODR, se o litígio tiver origem em compras realizadas online.
  3. Para mais informações ou assistência, entre em contacto connosco.

 

Contacte-nos

Se necessitar de mais informações ou tiver dúvidas sobre o processo de Resolução Alternativa de Litígios, não hesite em entrar em contacto connosco.

Email: geral@brilhantesperolas.pt

Estamos à sua disposição para esclarecer quaisquer questões relacionadas.